Uso da Salvia na Menopausa

O hormônio estrógeno endógeno sintetizado no organismo da mulher é o β-estradiol é de suma relevância para o organismo feminino, realizando efeitos em múltiplos tecidos e órgãos. As implicações da deficiência de estrógeno podem ocasionar sintomas desagradáveis que envolvem mudanças na qualidade de vida da mulher. Os sintomas mais recorrentes são os vasomotores e incluem ondas de calor (fogachos), suores noturnos, palpitações e cefaleias, sintomas psicológicos também podem ocorrer e incluem ansiedade, depressão, irritabilidade, fadiga, perda de libido e diminuição da calcificação óssea.

A terapia de reposição hormonal (TRH) um dos principais tratamentos dos sintomas dessa fase efetuada pelo consumo de hormônios sintéticos (estrógenos e progesterona), em consequência aos efeitos indesejáveis retratados por esse tipo de terapia vem sendo gradual o interesse por tratamentos medicamentosos alternativos com segurança e eficácia comprovadas com utilização de fitohormônios para o melhoramento da qualidade de vida e o bem-estar da mulher neste período.

Os óleos essenciais podem ajudar nesta ocorrência inevitável e que faz parte da natureza humana. Mas neste caso tão delicado os óleos precisam ser combinados de forma correta para que possamos obter o melhor resultado. A sinergia entre óleos é importante para que possamos obter o melhor de cada óleo, para isso é importante cuidas as dosagens indicadas, abaixo:

O óleo as Salvia (Salvia sclarea L.) tem um potencial maior quando combinado com óleo de ciprestes (Cupressus sempervirens); menta piperita (Mentha piperita) Uma gota de óleo essencial de Salvia e uma gota de ciprestes e menta adicionados em 5 mL de um óleo fixo.

A massagem deve ser feita por 20 dias, comece pelo plexo solar. Pode-se também começar pelo umbigo e ir massageando em circulo de forma a ir ampliando a região. Nas costas, região superior ao cóccix e na região imediatamente abaixo dos seios. Encontramos na literatura (FESTY, 2008) a recomendação a ingestão de do óleo de sálvia três gotas por dia,7º ao 21º dia do ciclo. Lembrando que óleos para ingestão são processados de forma especial. O método de extração é o mesmo, mas o processamento é diferente.