Óleo Essencial: o que é e para que serve

Indicações Tratamentos e Pesquisas

Sobre o Pesquisador

Professor Marcos é formado em Química e fez sua especialização em óleos essenciais. A partir da especialização entrou no mestrado de engenharia e tecnologia de materiais onde estudou formas de extração e sua influência na composição dos óleos essenciais, ambas realizadas na PUCRS.

Posterior se transferiu para São Paulo e fez o doutorado na USP em fármacos e medicamentos onde estudou a composição e atividade biológica dos óleos na fase vapor.

Também fez cursos livres em plantas medicinais e aromaterapia. Atualmente é professor universitário das áreas de química dos produtos naturais, analises instrumentais e estuda fisiologia, bioquímica e farmacologia com o intuito de ampliar os conhecimentos da aplicação dos óleos essenciais (aromaterapia científica).

Campos de Lavanda - Provence França

Professor Marcos Pereira

Os Óleos Essencias

A planta pode ser vista como uma fábrica de nutrientes, produtos químicos e farmacêuticos.

Mas ela é muito mais ... muito mais

Imagine que você é uma planta e algo começa a te atacar, lentamente suas folhas viram comida de alguma espécie de animal. Você não pode correr, mas pode gritar ou melhor liberar substâncias que avisem seus amigos próximos que algo de ruim está acontecendo. E mais, você pode modificar algumas substâncias químicas estocadas em glândulas para que elas fiquem toxicas ou amargas, tão amarga que o herbívoro desista de seu intento.

Quando uma planta, avisa as outras que há um perigo, podemos dizer que ela tem uma preocupação com seus vizinhos. Muito parecido quando enviamos uma mensagem de alerta no grupo de WhatsApp, usando o celular conectado por wifi, quando a planta utiliza substâncias voláteis ou por cabo se utiliza a rede de fungos.

Os óleos essenciais fazem parte desta resposta química às continuas interações do vegetal com o reino animal, com o clima, com outras plantas, atraindo polinizadores, afastando outros. Os óleos essenciais ajudam na defesa da planta contra microrganismos, contra a perda de água e também usado para a comunicação e troca informações...

Formulário de Contato








Blog do Óleo Essencial


Posts em Destaque!


Lavanda Mito ou Realidade?


O óleo essencial de lavanda é um dos mais conhecidos e usados para fins curativos desde muito tempo. Apreciado por suas propriedades antissépticas, os romanos...

Ciência e Holismo, Opostos ou Complementares?


A busca por entender os óleos essenciais e as plantas de forma holística, não é algo fácil para mim, venho de uma formação tradicional em química, fiz especialização...

CORONAVIRUS


O que é, o que é: Tem coroa, mas não é rei e todos param para ele passar?...